Três tipos de personalidade dos casais

Você já parou para pensar em como é a dinâmica do seu relacionamento?



Ao adentrar em um relacionamento cada integrante trás consigo suas crenças, pensamentos e sentimentos, formando então a personalidade do casal. Esta é responsável pelo funcionamento e manutenção da relação.


1- O CASAL QUE SE FUNDE: Esta forma ocorre quando gradualmente um dos envolvidos anula-se na relação visando servir os interesses da pessoa amada, funde-se com ela e não valoriza suas necessidades, chegando a perder a sua própria identidade. Por estas razões, possui dificuldade de expressar suas necessidades e sentimentos, pois se sentem demasiadamente expostos e vulneráveis, temendo perder o controle.

Como consequência, esta pessoa organiza toda a sua vida em função do par gerando dependência emocional a ponto de não conseguir imaginar sua existência sem a presença do mesmo, pois se sente incompleta.


2- O CASAL PARALELO: Esse casal é como retas paralelas que não se encontram! Compartilham a oficialização do relacionamento, mas não cultivam interesses em comum. Hipervalorizam a sua individualidade e esquece-se de valorizar a identidade do casal, com isso não compartilham atividades.


Sabemos da importância de cultivar interesses pessoais, pois previnem a dependência, mas não podemos minimizar a importância de compartilhar atividades e interesses, pois estes nutrem os laços afetivos.


3- O CASAL EQUILIBRADO: Este casal valoriza a individualidade, mas busca compartilhar interesses e necessidades, possuem atividades que sejam pessoais e dividem momentos com atividades que os dois gostem e façam juntos. Compartilham seus sentimentos e possuem inteligência emocional para solucionar conflitos, gostam e aproveitam a companhia um do outro, mas preservam o espaço e a liberdade para que o par invista em atividades pessoais, cultivando a confiança.


Importante lembrar que:

"Haverá mudanças contínuas na interdependência dos casais, em termos de como e em que extensão busca satisfação de seus objetivos e necessidades no relacionamento". (Kelly)

47 visualizações

(21) 99771-6789

Recreio dos Bandeirantes - RJ

Psicóloga Emanuelle Mendes

CRP 05/51041

  • Instagram ícone social

@psicologaemanuellemendes