Sete falhas comuns na comunicação dos casais

Esse artigo irá lhe apresentar 7 falhas de comunicação que podem levar a conflitos conjugais.


Você já parou para observar como você e seu parceiro se comunicam?

Estudos vêm demonstrando que o ponto central da discórdia na interação dos casais é a comunicação insatisfatória.

Isso ocorre devido à dificuldade de falar sobre os conflitos de forma clara e objetiva, impossibilitando que estes sejam resolvidos. A falta de habilidades de comunicação pode dificultar na resolução de problemas diários, gerando acumulo de insatisfações que podem se tornar insustentáveis para o casal.

A comunicação ocorre quando a mensagem é transmitida, decodificada e compreendida.

O que quero dizer com isso? Para que você e seu parceiro tenham uma boa comunicação, ambos precisam compreender e interpretar com clareza as mensagens transmitidas.


Partindo deste principio, percebe-se a necessidade de trabalhar várias habilidades para desenvolver a comunicação em sintonia. Mas antes de qualquer trabalho, é preciso reconhecer onde estão as falhas.

Neste artigo irei relatar 7 falhas frequentes na comunicação entre os casais:

1. FALTA DE ATENÇÃO E ESCUTA: Um dos parceiros atropela a fala do outro, sem prestar atenção interrompe e desconsidera o que o outro estava dizendo, resultando em uma conversa disfuncional.


2. COMPORTAMENTOS NEGATIVOS: Ao se deparar com o conflito, o casal reage com comportamentos verbais negativos, como: sarcasmo, deboches, o tom da voz muito alto e criticas constantes. Ha também os comportamentos não-verbais, como: caretas, postura corporal e gestos agressivos.


3. FAMILIARIDADE PERMISSIVA: Quando o casal possui convivência intensa e contínua, existe a familiaridade permissiva, que tanto pode ajudar como também atrapalhar a assertividade. A liberdade que os parceiros têm um com o outro facilita atitudes não produtivas ao longo do relacionamento. É preciso atentar-se ao bom uso da liberdade.


4. POSIÇÃO DEFENSIVA: Esta ocorre quando o ouvinte sai de seu papel e se coloca na posição defensiva, contra ataca com um turbilhão de acusações e críticas, mostrando um agravante constante na comunicação de casais que é a má interpretação durante o diálogo.


5. USO INADEQUADO DAS PALAVRAS: "Palavras não são apenas palavras: elas podem acariciar ou machucar, temporária ou definitivamente, uma pessoa ou um relacionamento a dois." (Otero e Guerrelhas)


6. POSTURA CRITICA: Os casais tornam-se reativos diante de acontecimentos e assumem a postura crítica, que dá lugar a um diálogo agressivo e hostil, aumentando o mau entendimento e tornando a comunicação cada vez mais pobre.


7. COBRANÇA DE FAVORES: Em casais disfuncionais fica muito clara no dia a dia a cobrança de favores e muitas das vezes até antecipado. Isso geralmente pode estar relacionado a comportamentos individualizados.


E aí.. Se identificou com alguma dessas falhas?


31 visualizações

(21) 99771-6789

Recreio dos Bandeirantes - RJ

Psicóloga Emanuelle Mendes

CRP 05/51041

  • Instagram ícone social

@psicologaemanuellemendes