Da Ansiedade para Transtorno de Ansiedade

Saiba quando a ansiedade passa a ser uma questão de saúde mental.



A ansiedade é como um sinal amarelo que funciona como um alerta em situações de perigo iminente e nos ajuda a ter comportamentos necessários para lidar com a ameaça. Em outras palavras a Ansiedade é fundamental para a nossa sobrevivência.


A Ansiedade útil ocorre quando o desconforto que ela ocasiona nos leva a nos comportarmos de forma eficaz quando estamos frente ao perigo – como atravessar uma avenida movimentada ou reagir a situações ameaçadoras.


A Ansiedade torna-se um Transtorno quando ela é muito intensa e prejudica o funcionamento do indivíduo. Por exemplo, a ansiedade em relação a uma avaliação é tão paralisadora que a pessoa não consegue se concentrar nos estudos, ou a ansiedade a um encontro só nos faz pensar na desculpa para faltar ao mesmo.

A ansiedade patológica é uma resposta inadequada a determinado estímulo, em virtude de sua intensidade ou duração. Ela não permite que o indivíduo enfrente situações ameaçadoras.


Com isso o medo diante de diferentes situações passa a existir, o enfrentamento é enfraquecido, paralisando o indivíduo. A rotina e os compromissos são afetados, e em muitos casos o isolamento passa a ser uma alternativa.

Se você se percebe em uma dessas descrições, saiba que a Terapia Cognitivo-comportamental é uma abordagem cientificamente aprovada e eficaz em quadros de Transtornos de Ansiedade, contribuindo para o enfrentamento, para a Saúde Mental e para a qualidade de vida.

10 visualizações

(21) 99771-6789

Recreio dos Bandeirantes - RJ

Psicóloga Emanuelle Mendes

CRP 05/51041

  • Instagram ícone social

@psicologaemanuellemendes