5 dicas para o início do relacionamento

Conheci uma pessoa especial e agora?


O artigo de hoje trata sobre dicas para o início dos relacionamentos. Quando falo de início, estou me referindo ao período antes da oficialização de um namoro. Aquele momento em que os pares estão se conhecendo e vivendo as primeiras interações como casal.

Para essa etapa tenho algumas dicas:


  • Vigie as Expectativas: No início dos relacionamentos, devido à empolgação, é comum que as pessoas idealizem como estará o relacionamento a longo prazo, ou seja, daqui a alguns anos, até o momento em que vivem felizes para sempre. Com isso, estabelecem metas irrealistas, que influenciam o comportamento e podem ser fonte de frustração.

A dica é: Modere nas Expectativas e foque-se no momento presente, vivencie-os de forma plena, sem preocupar-se com o futuro! Viva o hoje. Se posteriormente o relacionamento se desenvolver em um compromisso, dê preferência a metas conjuntas, para que você e seu par possam se dedicar a um propósito comum.



  • Modere o Foco no par: Não raro, que ao conhecer uma pessoa especial, o sujeito foque no relacionamento, fazendo investimentos excessivos e esquecendo-se de todas as outras áreas da vida. Tudo passa a ser de certa forma, desinteressante. Ao fazer uso desse comportamento, a pessoa deixa de viver a sua própria vida, passando a viver a vida do par. É como um planeta que gira em torno do sol. Passa a esperar que todos os momentos, programas, encontros, sejam feitos juntos, e deixa de marcar seus próprios compromissos esperando pelo convite do outro. Quando o convite não acontece, há a cobrança, e o par pode se sentir sufocado.

Dica: Modere o foco, para que um relacionamento tenha continuidade é preciso investimento, mas não de forma excessiva. Quando você tem a sua vida, seus projetos, seus hobbies, suas vontades, as pessoas lhe veem como alguém mais interessante. É importante que cada membro do casal preserve sua individualidade. Não se esqueça de investir em você!



  • Aceite as diferenças: Muitas pessoas esquecem que um relacionamento é formado por duas pessoas, com duas personalidades diferentes, que se comportam, pensam e sentem de formas distintas. A pessoa tem uma ideia formada de como o outro deve agir, baseado em como ela mesmo se comporta, e acredita que essa é a forma correta de ser. A pessoa expectativa que o par se comporte exatamente como ela espera, de forma a responder ao seu ideal. Quando o outro tem um comportamento que não corresponde, acontece a frustração.

Dica: Não esqueçam que pessoas são compostas por histórias de vida diferentes, crenças diferentes, pensamentos diferentes, e formas distintas de responder a situações. Neste momento é importante abrir mão do perfeccionismo, não existem pessoas que responderão da forma que você espera a todo o momento.



  • Não tenha medo de desagradar: Por outro lado, muitas pessoas no início dos relacionamentos sentem medo de desagradar, proveniente do impulsor “Agrade”. A pessoa busca fazer sempre o que o outro espera, deixando de lado o que ela realmente gostaria de fazer. Resultado: Comporta-se de forma que não condiz com o seu Eu verdadeiro.

Dica: Não existem pessoas perfeitas, procuramos ser assertivos na maior parte das situações, e não virar reféns do medo de desagradar. Em um relacionamento é preciso ter espaço para o outro conhecer nossa totalidade, até mesmo o que nem você gosta muito, uma vez que inevitavelmente eles aparecerão a medida que a intimidade for se desenvolvendo.


  • Não tema aos conflitos: “Estou no início de um relacionamento e tivemos a primeira briga, é o fim?” Não, não é o fim! Ao longo do curso de todo relacionamento existem conflitos, eles são inerentes à relação. Cada conflito traz consigo a possibilidade de renovação. É preciso desenvolver estratégias para lidar com eles.

A dica é antiga: Converse, exponha seus sentimentos, seus pensamentos e abra a oportunidade para um diálogo saudável sobre o conflito. Em nossa Página e Blog temos muitas dicas de como se comunicar assertivamente.



Aproveitem muiiiito e até a próxima!

11 visualizações

(21) 99771-6789

Recreio dos Bandeirantes - RJ

Psicóloga Emanuelle Mendes

CRP 05/51041

  • Instagram ícone social

@psicologaemanuellemendes