3 tipos de comunicação entre pais e filhos adolescentes


Você já parou para observar como é a comunicação da sua família?


A comunicação é um aspecto que contribui para a harmonia, integração e o amor familiar. Esta pode ocorrer de distintas formas de acordo com as particularidades de seus integrantes.


Hoje lhe apresento 3 tipos de comunicação mais frequentes em ambientes familiares com filhos adolescentes:


A COMUNICAÇÃO ABERTA: A família com esse tipo de comunicação autoriza seus membros a manifestarem seus sentimentos e questionamentos sem sentirem-se ameaçados. Há uma conexão profunda, responsável e permeada de afetividade. Desta forma quanto menos desacordos estiverem entre os pais e os adolescentes, melhor se desenvolverá as relações.


A COMUNICAÇÃO RÍGIDA: Nas famílias que existem fronteiras rígidas, a dificuldade de comunicação entre pais e filhos costuma ser mais frequente. Os jovens tendem a não confiar em seus pais, pois estes se mostram incapazes de compreender suas mudanças, desta forma buscam constantemente provas da responsabilidade e não conseguem dialogar abertamente e orienta-los em suas dúvidas.


A COMUNICAÇÃO FECHADA: Esta comunicação é caracterizada por excesso de autoridade, ameaças e ordens por parte dos pais. Os filhos não conseguem manifestar seus sentimentos e duvidas tornando o relacionamento superficial... as conversas familiares giram apenas em torno de assuntos do cotidiano. Não há conhecimento real da individualidade dos seus filhos.


Sob essa perspectiva, estudos mostram que bons níveis de comunicação familiar contribuem para a diminuição de problemas comportamentais típicos dos adolescentes. Sabe-se também que a flexibilidade é essencial para o trato com adolescentes, principalmente no que refere as suas fronteiras.


A autoridade parental deve ser acentuada em certa medida, de forma que possibilite maior independência e desenvolvimento para o adolescente.


Até a próxima!



10 visualizações

(21) 99771-6789

Recreio dos Bandeirantes - RJ

Psicóloga Emanuelle Mendes

CRP 05/51041

  • Instagram ícone social

@psicologaemanuellemendes